EN/ PT

Yamandu Costa

 

Yamandu Costa, o maior violinista de 7 cordas da atualidade, foi nomeado para dois Grammys Latinos´18. Um pelo disco conjunto com Renato Borghetti – Yamandu Borghetti – Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa e outro com o disco Recanto na categoria de Melhor Álbum Instrumental. Resumindo, uma bomba de talento!

Violonista e compositor nascido em Passo Fundo em 1980, Yamandu começou a estudar violão aos sete anos de idade com o pai Algacir Costa, líder do grupo “Os Fronteiriços”. Foi com Lúcio Yanel, virtuoso argentino radicado no Brasil com quem Yamadú Costa se aprimorou.

Até aos 15 anos, a sua única escola musical era a música folclórica do Sul do Brasil, Argentina e Uruguai. Depois de ouvir Radamés Gnatalli, Yamandú começou a explorar outros músicos brasileiros, tais como Baden Powell, Tom Jobim ou Raphael Rabello.

Aos 17 anos apresentou-se pela primeira vez em São Paulo no Circuito Cultural Banco do Brasil, produzido pelo Estúdio Tom Brasil, e a partir daí passou a ser reconhecido como músico revelação do violão brasileiro. Um dos maiores fenómenos da música brasileira de todos os tempos, o jovem Yamandú confirma e merece todos os elogios que recebe. A sua criatividade musical desenvolve-se livremente sobre uma técnica absolutamente aprimorada que explora todas as possibilidades do violão de sete cordas. Revelando uma profunda intimidade com o seu instrumento e com uma linguagem musical sem fronteiras, percorreu os mais importantes palcos do Brasil e do mundo, tendo participou em grandes festivais e encontros, Yamandú é vencedor dos mais relevantes prémios da música brasileira.

Em 2010, o CD “Luz da Aurora” com Hamilton de Holanda foi indicado para o Grammy Latino. Em 2012 ganhou em Cuba o “Prémio Internacional Cubadisco” pelo CD “Mafuá” e uma Menção do Prémio ALBA pelo CD “Lida”. Entre os inúmeros CD’s que vai editando em nome próprio, Yamandú Costa participa em várias edições de companheiros musicais e constrói parcerias, como é o caso do espetáculo ao vivo que originou o CD e DVD com Hamilton da Holanda ou o CD que gravou com Rogério Caetano. Nos últimos três anos, Yamandú Costa participou também em dois DVD’s, em 2015 Jobim Jazz ao Vivo – Mario Adnet – Label: Biscoito Fino (Brasil) e o DVD do filme Dominguinhos, em 2016 CD&DVD “Ao Vivo em Copacabana” do Trio Madeira Brasil. O seu CD “Concerto de Fronteira” foi lançado em 2015 e conta com a Orquestra de Estado de Mato Grosso – Kuarup.

Em 2017 lançou o álbum “Quebranto” em parceria com Alessandro Penezzi, que se traduziu em 13 faixas inspiradas na cultura cigana. Nesta cultura “quebranto” significa encantamento, sendo esta a magia que os artistas apresentam ao longo do álbum.

Em junho de 2018, o artista lança um EP de 30 minutos traduzido em 5 faixas, denominado “Yamandú Costa Interpreta Concerto Para Violão de 7 Cordas”.

Yamandú não só integra o novo álbum de Gilberto Gil “Ok Ok Ok” como dá o nome à música em que entra, a faixa “Yamandú” fala sobre a relação de Yamandú com o violão, numa letra e melodia que surpreendem e inspiram o violinista na sua vida pessoal e profissional.

O violinista e compositor termina em 2018 o álbum em que se apresenta como cantor pela primeira vez denominado “Vento Sul” e em parceria com o compositor e poeta Paulo César Pinheiro. A partir das melodias criadas por Yamandú, Paulo César Pinheiro ganhou inspiração para escrever a letra de cada música, num processo que provou ser de grande aprendizagem para o jovem artista brasileiro.

No Brasil, estreou no final de 2018, uma série de 12 episódios “De show a show com Yamandú Costa”, dirigida por Marcelo Cássio, que aborda a vida e obra do artista através dos seus concertos e entrevistas.

Ainda em 2018, o seu álbum “Quebranto” (2017) venceu duas categorias no Brazilian Music Awards: Melhor Álbum Instrumental e Melhor Solo Instrumental.

Neste mesmo ano, Yamandu foi ainda nomeado para as categorias de “Instrumental Album” e “Brazilian Roots Album” na 19ª edição do Latin Grammy.

Yamandú apresenta-se em inúmeros países e diferentes locais do globo: França, Portugal, Espanha, Bélgica, Alemanha, Itália, Áustria, Suíça, Holanda, Suécia, Noruega, Finlândia, Estónia, Eslovênia, Rússia, Lituânia, Sérvia, Grécia, Macedónia, Israel, Chipre, Índia, China, Japão, Coreia do Sul, Angola, Zimbabwe, Cabo Verde, Emirados Árabes, Austrália, USA, Canadá, Equador, Cuba, Colômbia, Chile, Argentina e Uruguai.

Em 2019, Yamandu apresenta-se cinco vezes nos palcos portugueses, e em 2020, apresenta na Exib o seu novo projecto “Encontro Ibero-Americano”, que conta com a participação de Luís Guerreiro (guitarra portuguesa) e Martín Sued (bandonéon).

“Encontro Ibero-Americano” que dará origem ao cd “Caminantes” é levado a palco com imenso sucesso em 2021 em Espinho, Estarreja, Ílhavo, Porto, Lisboa, Castelo Branco e Alcobaça. Filmes: Participação no filme BRASILEIRINHO de Mika Kaurismaki (2005), lançado em formato DVD pela Tropical Music (Alemanha) Participação no filme “VINICIUS” de Miguel Faria Jr. – 2005 Sete Vidas em 7 Cordas (7 capítulos) – Canal Brasil e TV Cultura. O primeiro episódio gravado na Rússia foi apresentado em outubro de 2016 dos Festivais de Cinema Brasileiro de Moscou e São Petesburgo.  



Top

Ouvir



Top

Ver Videos



Top

Discografia

CD

2021 – CD “Caminantes”

2019 – CD “Vento Sul”

2018 – CD “Yamandu Costa, Ricardo Herz”

2017 – CD “Borghetti Yamandu”

2017 – CD “Recanto”

 2017 – CD “Quebranto”

2015 – CD “Concerto de Fronteira” – com a Orquestra do Estado de Mato Grosso – Kuarup

2014 – Tocata à Amizade – Biscoito Fino

2014 – CD “Bailongo” – Yamandu Costa e Gutto Wirtti – Prémio Funarte

2013 – CD “Continente” com Gutto Wirtti e Arthur Bonilla – Biscoito Fino

2012 – CD “Yamandu Costa & Rogério Caetano” – Delira Música

2012 – CD “Lida” – re-lançamento pela Biscoito Fino

2011 – CD “Mafuá” – Lançamento no Brasil pela Biscoito Fino

2010 – CD “Yamandu + Dominguinhos Lado B” – Biscoito Fino

2009 – CD “Yamandu Valter” (com Valter SIlva) – Universal

2009 – CD “Luz Da Aurora” – Yamandu Costa e Hamilton de Holanda – Eldorado

2008 – CD “Mafuá” – Acoustic Music Records (Alemanha)

2007 – CD “LIDA” – Independente

2007 – CD – “Yamandu + Dominguinhos” – Biscoito Fino

2006 – CD – “Ida e Volta” – GHA Records (Bélgica)

2006 – CD – “Yamandu Costa – Tokio Session” – Tratore

2004 – CD “El negro Del Blanco” / Yamandu Costa e Paulo Moura – Biscoito Fino

2003 – CD “Yamandu Ao Vivo” – Independente

2001 – CD “Yamandu“/ Premio Visa – Eldorado

2000 – CD “Dois Tempos “/Lucio Yanel e Yamandu Costa

 

 

 

DVD

 

2009 – Yamandu & Dominguinhos Live – label: Biscoito Fino (Brazil)

2006 – Música do Brasil – Popkomm, song Apanhei-te Cavaquinho, with Armandinho – Label: ABGI (Brazil)

2006 – Yamandu “Ao Vivo” – label: Biscoito Fino (Brazil)

2005 – Música do Brasil vol. 1 – with Armandinho and Robertinho Silva – Label: ABGI (Brazil)

2005 – Toquinho – song “Só Tenho Tempo pra ser Feliz” – Label: Biscoito Fino (Brazil)

2005 – Yamandu Costa ao Vivo – Biscoito Fino



Top

Links

Trackback from your site.

 

    NÃO PERCA AS ÚLTIMAS NOVIDADES!
    SIGA-NOS ON-LINE.

    Twitter response: "Bad Authentication data."

    Subscreva a nossa Newsletter