EN/ PT

Flávia Bittencourt

Flávia Bittencourt é uma das novas cantoras e compositoras brasileiras elogiadas pelos críticos e por artistas e escritores como Luiz Melodia, Zeca Baleiro, Ferreira Gullar e Dominguinhos. As raízes culturais desta cantora maranhense estão presentes na escolha do seu repertório, que traz sempre manifestações da cultura popular do seu estado natal (Maranhão), dialogando naturalmente com composições próprias e de outros compositores.

Iniciou a sua carreira na adolescência, influenciada por cantores e compositores como Dominguinhos, Lenine, Elizeth Cardoso, Beatles, Rolling Stones, Jane Duboc e manifestações culturais do Maranhão como bumba-meu-boi, tambor de crioula ou o bloco tradicional.

Radicada atualmente no Rio de Janeiro, Flávia já dividiu palco com Lenine, Adriana Calcanhoto, Alcione, Geraldo Azevedo, Rita Ribeiro, entre outros. O CD de estreia, “Sentido”, em 2005, teve a música “Terra de Noel” incluída na banda-sonora da novela “América” da TV Globo. “Sentido” foi lançado em várias cidades do Brasil e na Europa. Ao vivo, passou por Paris, Toulouse, Nice, Toulon e Marseille – França, Lisboa – Portugal, Roma – Itália e Bruxelas – Bélgica.

Em 2007, Flávia participa do projeto Samba Novo (Som Livre), que conta com a participação dos novos nomes da MPB.

A artista grava o segundo CD em 2010, “Todo Domingos”, dedicado ao cancioneiro de Dominguinhos, que também participa do mesmo. A tournée deste trabalho conta com shows em diversas cidades brasileiras, além da tournée internacional nas cidades de Barcelona, Madrid, Varsóvia e Birmingham. Em julho de 2011, apresenta-se em Luanda, Angola, ao lado da Orquestra do Rio de Janeiro.

“No Movimento”, terceiro álbum de Flávia, é lançado em 2013. Composto por músicas de própria autoria e com participações de Zeca Baleiro, na faixa “Bambayuque”, Luiz Melodia, nos vocais no tema “Lamento das Flores” e “Franqueza”, dois dos temas compostos especialmente, para a artista. Com Ferreira Gullar Flávia Bittencourt grava “Um instante”. Mas as parcerias não se ficam por aqui e Josisas Sobrinho assina “Dente de Ouro” e a conhecida música “Mar de Rosas”, já apresentada ao vivo por Flávia e bastante procurada no site do YouTube.

Ainda em 2013, Flávia visita Lisboa e Coimbra no âmbito das comemorações do Ano Portugal/Brasil e aproveita a ocasião para promover no o seu novo cd, em vários programas de televisão.



Top

Ouvir



Top

Ver Videos



Top

Discografia

2013 – “No Movimento”
2008 – “Todo Domingos”
2005 – “Sentido”



Top

Prémios

Nomeação para Grammy Latino
Nomeação para Prémio Tim de Música
2009 – Melhor Show, Destaque da noite e Melhor CD: Todo Domingos;
2006 – Melhor Intérprete;
2005 – Melhor Cantora, melhor interpretação e melhor CD: Sentido.
2011 – Participou no Prémio da Música, no espectáculo em homenagem a Noel Rosa, ao lado de cantores como Zélia Duncan, Lenine, Arlindo Cruz e Sandra de Sá.



Top

Imprensa

“Flávia Bittencourt é uma grata revelação da música brasileira. O primeiro CD desta cantora e compositora maranhense dá mostras de seu refinamento e simplicidade, bem como de sua maturidade artística, apesar de ser ainda tão jovem.”
Zeca Baleiro

“Conheço a Flávia há algum tempo, ela é uma menina lutadora, fez o projeto do disco e fiquei muito feliz, ela tem muito valor, por isso vou ajudá-la como puder.”
Dominguinhos

“Flávia Bittencourt é o novo nome que surge no cenário da música popular brasileira. Com sua bela voz, seu talento musical e sua encantadora presença em cena, será a nova estrela da MPB, sem dúvida alguma.”
Ferreira Gullar

“Eu acredito que a Flávia é um poder musical que está acontecendo interessante. Vale a pena se ouvir porque ela é uma artista que já aconteceu, só basta seguir em frente porque ela tem um talento maravilhoso… Então pra frente Flávia!”
Luiz Melodia

“Em mais de trinta anos de jornalismo, sempre escrevendo sobre música brasileira, em jornais como O Globo e O Estado de São Paulo, em revistas como Visão e Carta Capital, tive não muitas oportunidades de me surpreender com talentos que fugiam ao comum, suplantando a média do que se tinha como novo, igualando-se ou ultrapassando o consagrado.
Quando ouvi cantar pela primeira vez a maranhense Flávia Bittencourt, um desses momentos se deu. É dela uma expressão formada, digna, segura, que enobrece a música riquíssima de sua terra natal e dá cor nova a todo o espectro culto da canção popular brasileira.
A voz é privilegiada, a presença de cena encantadora, a interpretação apaixonada, densa, resolvida. Flávia Bittencourt não é um talento a ser descoberto: é um trunfo a ser erguido em nome do melhor que a cultura produz.
Seu primeiro disco, Sentido, tem participação de nomes consagrados que lhe reconhecem a nobreza: Dominguinhos, Renato Braz, Laércio de Freitas, Quinteto em Branco e Preto; Flávia se apresenta como compositora, em duas faixas, e dá-se por inteira à criação dos outros, quase sempre seus conterrâneos, sem deixar de lado expressões de outros cantos brasileiros – como Martinho da Vila.
Que ela seja ouvida.”
Mauro Dias (jornalista e crítico de música)



Top

Links

Trackback from your site.

 

    NÃO PERCA AS ÚLTIMAS NOVIDADES!
    SIGA-NOS ON-LINE.

    Twitter response: "Bad Authentication data."

    Subscreva a nossa Newsletter