EN/ PT

Filipa Cardoso

Filipa Cardoso nasceu a 18 de Abril  de 1979 em Lisboa. No ano de 1995 Raul Silva (violista) é o responsável pela sua primeira actuação na Casa de Fado “Taverna do Embuçado” onde é contratada de imediato para integrar o elenco. Também a fadista Maria Jôjô convida Filipa para cantar na sua casa “Taverna D’El Rey” cantando então, com apenas 16 anos, em duas casas típicas de Fado, ambas em Alfama.

Devido à grande dificuldade em conjugar o canto de fados tristes a uma juventude feliz, Filipa  faz uma pausa de 9 anos. Em 2004, marcando um quarto de século, Filipa regressa ao fado de alma amadurecida marcada pelo facto de ter sido mãe  e de ter experiências que a marcaram como mulher e que a impulsionaram para fazer aquilo que mais gostava de fazer: cantar fado. Essa decisão fê-la ganhar a “Grande Noite do Fado” no teatro São Luiz em Lisboa.

Posto isto, passou a ser presença assídua em várias casas de fado como: “Faia”, “Marquês  da Sé”, “Café Luso”, “Clube de Fado”, até  ter sido ouvida pela fadista Maria  da Fé, proprietária do restaurante “Sr. Vinho”: “O Sr. Vinho é a universidade  onde todos os fadistas deviam passar, nem que fosse para passear os livros, fica lá sempre qualquer  coisa.” Segue o teatro de revista  no Teatro Maria Vitória em 2005, revelando-se como novo talento e atração fadista até 2008 a convite de Mário Rainho e Hélder Freire Costa. Esta revista passou também pelo teatro Sá da Bandeira, no Porto.

Depois de uma primeira aventura discográfica, o seu primeiro cd é uma edição de autor gravado no estúdio  de um colega, Filipa grava o seu primeiro  álbum  “Cumprir seu fado” produzido  por Jorge Fernando e com a participação especial da fadista Argentina  Santos em “Fado da Herança”. Divulgou  o seu disco em vários países: Espanha,  França,  Alemanha, Suíça,  Bélgica, Holanda, Montenegro e várias salas emblemáticas, nomeadamente no “Carnegie  Hall” em Nova  Iorque. Faz uma tour de 12 concertos na Áustria,  onde a crítica a destaca e coloca um tema do seu disco numa colectânea austríaca  com vários  cantores de todo o mundo “Weltenklang20, The First Years…”. Seguidamente vai ao Canadá onde é notícia e faz capa nos jornais de Toronto. Em julho do mesmo ano canta na Califórnia e volta em outubro, tal é o sucesso que alcança entre a comunidade portuguesa.

Em novembro de 2013 estreia-se como atriz no teatro Maria Vitória, e em fevereiro de 2014 sobe ao palco do Teatro Nacional Dona Maria II com a companhia  Teatro Praga, ao lado do ator José  Raposo, no musical “Tropa Fandanga”. Em julho do mesmo ano faz uma tournée pelo país ao lado de Carlos Cunha, passando também uma temporada no mítico Sá da Bandeira.

Em 2015 a fadista figurou no cartaz da primeira edição do Festival de fado Caixa Ribeira no Porto, esteve na Noruega no FadoFestivalen, passou por Luanda, Angola, em novembro na Áustria e em dezembro esteve nas celebrações dos 80 Anos da Casa de Portugal de São Paulo, no Brasil, num concerto de enorme sucesso! 

Em setembro último, Filipa cantou no Festival Caixa Alfama, onde arrasou num concerto de fado memorável. “Filipa Cardoso foi um verdadeiro vendavalde Fado e bom gosto que passou pelo C.C. Dr. Magalhães Lima. ‘Marcha deAlfama’ primeiramente interpretado à capela na varanda da ‘catedral deAlfama’, como a fadista se referiu ao espaço, e depois no palco foi o rastilhopara um extraordinário concerto. Carisma, poder vocal, afinação e um ladogenuíno que chega ao público facilmente foram os principais alicerces paraum concerto que deverá recordar. ‘Meu amor marinheiro’ proporcionou aopúblico um momento único, daqueles que servem para quem não conhece, tera curiosidade e saber mais e mais sobre Fado. Não seria uma surpresa se nopróximo ano atuasse no Palco Caixa.” (Rui Conceição, in Jornal Hardmusica, 20 de setembro de 2015)

Filipa participou também na revista do Teatro Praga “Tropa Fandanga”, peça que recebeu em 2015 o Globo de Ouro de “Melhor Peça/Espetáculo” da revista Caras.

Filipa está actualmente a gravar o próximo CD que será lançado em 2016.





Top

Ver Videos

Trackback from your site.

 

    NÃO PERCA AS ÚLTIMAS NOVIDADES!
    SIGA-NOS ON-LINE.

    Twitter response: "Bad Authentication data."

    Subscreva a nossa Newsletter