EN/ PT

Maria Rita

Cantora brasileira, Maria Rita é filha da cantora Elis Regina e do pianista César Camargo Mariano.

Maria Rita inicia a sua carreira com cerca de 24 anos, apesar de querer cantar desde os quatorze. O peso do nome de Elis Regina, sua mãe, influenciou bastante o adiamento da sua entrega à música:” […]sempre tive a consciência de ser a única filha mulher de uma grande cantora[…]”. Antes de se tornar cantora profissional, faz um estágio numa revista para adolescentes, forma-se em Comunicação Social e Estudos Latino-Americanos na Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. O sucesso veio à altura do seu talento e rapidamente, Maria Rita se consagra como novo ícone da MPB. O mundo apenas aguardava que Maria Rita se decidisse na entrega à sua missão de emocionar audiências com a sua voz e interpretação, únicas.

Vencedora de seis prémios Grammy Latino, incluindo um Grammy Latino de Melhor Artista Revelação e tem no currículo dois Prémios Multishow de Música Brasileira, entre outros galardões. Maria Rita já vendeu mais de 2 milhões de discos e DVDs, somente no Brasil.

Antes de lançar o primeiro CD, venceu o Prémio APCA de 2002 como Revelação do ano. O seu primeiro disco, “Maria Rita”, lançado em setembro de 2003 vendeu mais de um milhão de cópias em todo o mundo. O primeiro DVD, com o mesmo título e que foi para as lojas na primeira semana de novembro daquele ano, chegou rapidamente à marca de 180 mil cópias. Ambos foram lançados em mais de 30 países, incluindo Alemanha, Argentina,Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, Dinamarca, Equador, Finlândia, França, Inglaterra, Itália, Japão, Coreia do Sul, República Checa, México, Países Baixos, Noruega, Portugal, Suécia, Suíça, Tailândia e Venezuela.

Maria Rita consegue e com o seu primeiro registo no Brasil, um Disco de Platina Triplo e um DVD de Diamante; em Portugal, “Maria Rita” é CD de Platina.

Em setembro de 2005, chega às lojas “Segundo”, um sucesso de público e da crítica nacional e internacional. O primeiro single “Caminho das águas” foi vendido digitalmente, prática pioneira na indústria brasileira, juntamente com a pré-venda do CD em lojas online. A grande quantidade de downloads causou congestionamento na data de lançamento. O CD foi produzido por Maria Rita, juntamente com Lenine.

A tour de “Segundo” levou Maria Rita a tocar com os mais diversos artistas brasileiros e internacionais e rendeu-lhe em 2006, mais dois Grammys Latinos: Melhor Álbum de MPB e Melhor Canção Brasileira com “Caminho das Águas” de Rodrigo Maranhão, e mais de 50 apresentações no exterior, que obtiveram sucesso generalizado. Ao vivo, apresenta-se no Montreux Jazz Festival, North Sea Jazz Festival, Irving Plaza (NY) e San Francisco Jazz Festival, entre outros.

Em setembro de 2007, Maria Rita lança “Samba Meu”, uma homenagem da cantora ao universo do Samba. Produzido por Leandro Sapucahy e pela própria cantora, o CD foi lançado em simultâneo nos Estados Unidos, América Latina, México, Portugal, Israel e Reino Unido.

Em abril de 2008, a ABPD concede o Disco de Platina a “Samba Meu” pelas mais de 190 mil cópias vendidas do CD. O álbum, que foi o décimo CD mais vendido em 2007, ganha também o prémio de “melhor CD” no 15º Prémio Multishow de Música Brasileira. “Samba Meu” foi um imenso sucesso de público e crítica, e recebeu o Grammy Latino de melhor CD de Samba em 2008.

Maria Rita gravou o quarto álbum de sua carreira, intitulado “Elo”, em Setembro de 2011 pela Warner. Projeto inédito, já que foi fruto de um concerto “sem nome”, montado pela cantora para ser breve e pequeno, apenas para cumprir o desejo de estar nos palcos. Ganhou tamanha proporção e demanda do público que, juntamente com o pedido da editora, tornou-se o quarto álbum da cantora: um Elo com o seu público!

Em 2012, quando se completaram 30 anos da morte de Elis Regina (mãe da Maria Rita), a cantora anui finalmente em homenagear publicamente e em palco, esta figura maior da música brasileira e monta o o espectáculo “Viva Elis” patrocinado pela empresa de cosméticos ”Nivea”.

A ideia inicial, do projeto, encabeçado pelo seu irmão João Marcello Boscoli, seria apresentar apenas cinco espectáculos gratuitos pelo Brasil que reunisse um público de cerca de 400 mil pessoas, pelas cidades onde passaria (Porto Alegre, São Paulo, Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte). Imediatamente, a seguir à conclusão destes concertos, Maria Rita deixa a Warner Music, e assina contrato com a Universal Music.

O carinho e enorme receptividade do público com a “Homenagem a Elis”, criou um movimento imenso em redes sociais solicitando a continuação dos espectáculos para os inúmeros fãs que não tinham tido a oportunidade de assistir a este concerto. Maria Rita cede aos pedidos tão emocionados e anuncia novas datas para homenagear Elis, batizando o espetáculo de “Redescobrir”. Movida pela emoção do espetáculo e pelos contínuos pedidos, a cantora concorda em lançar este espetáculo, em CD e DVD. Em novembro de 2012, “Redescobrir” estava nas lojas em formato CD e DVD e em pouco tempo, Maria Rita atinge mais uma vez a Platina.

Este ano, Maria Rita trouxe à Europa o espetáculo “Redescobrir”.



Trackback from your site.

 

    NÃO PERCA AS ÚLTIMAS NOVIDADES!
    SIGA-NOS ON-LINE.

    Twitter response: "Bad Authentication data."

    Sign up for our newsletter!